Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Comunidade da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) reforçou a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, com três equipas de sapadores florestais, foi hoje anunciado.

Comunidade da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores
Notícias ao Minuto

13:41 - 09/08/18 por Lusa

País Incêndios

As três equipas de sapadores florestais, constituídas por cinco elementos cada uma, reforçam, desde o início de agosto, a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Em comunicado, a CIMBB explica que estas equipas surgiram no âmbito de uma candidatura à 1.ª Brigada de Sapadores Florestais, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

"Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais, através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os gabinetes florestais dos respetivos municípios", lê-se na nota.

Após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho que será efetuado em conjunto, no âmbito da CIMBB, em todos os seis concelhos que a compõem.

"Desta forma, através da implementação deste projeto, assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais", sublinha.

A comunidade candidatou-se ainda a uma 2.ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, para atuar nos restantes concelhos que a integram, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

A CIMBB abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Velha e Vila Velha de Ródão e representa cerca de 98 mil habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório