Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Jogos Gay são um evento muito inclusivo", diz Governo

O secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) considerou hoje que eventos como os Jogos Gay, que decorrem em Paris, "são inclusivos" e contribuem para a uma sociedade "sem constrangimentos e discriminação"

"Jogos Gay são um evento muito inclusivo", diz Governo
Notícias ao Minuto

15:30 - 08/08/18 por Lusa

País João Paulo Rebelo

"Os Jogos Gay são um evento muito inclusivo. Queremos o desporto absolutamente inclusivo, se constrangimentos e discriminação", disse João Paulo Rebelo à agência Lusa, acrescentado: "a visibilidade deste evento garante um avanço para o país".

O governante, que na terça-feira esteve em Paris a assistir à competição, que conta com atletas lusos, admitiu que em Portugal "ainda acontecem episódios de discriminação no desporto escolar, particularmente nas camadas mais jovens".

Portugal está, pela primeira vez, representado de forma organizada nos Jogos Gay, que decorrem até sábado, em Paris, e juntam cerca de 10.000 atletas de mais de 90 países.

"A presença de uma delegação portuguesa não só honra o país, com também ajuda internamente a lutar contra a discriminação e preconceito", afirmou o SEDJ destacando o papel da Boys Just Wanna Have Fun, associação que enquadra a participação portuguesa em Paris.

João Paulo Rebelo explicou que a primeira participação organizada portuguesa foi o grande motivo para a sua presença em Paris, onde, disse "os atletas portugueses já conquistaram seis medalhas".

A comitiva portuguesa conta com 35 atletas que competem em atletismo, futebol, natação, voleibol, ténis, dancesport e artes marciais.

Criados em 1982, numa altura em que a homossexualidade era ainda sinónimo de marginalização, os Jogos Games, que se realizam de quatro em quatro ano, são um símbolo de luta contra todos os tipos de discriminação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório