Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Caso "provável" de sarampo notificado pelo Serviço de Saúde da Madeira

O Serviço Regional de Saúde da Madeira informou hoje ter sido notificado um "caso provável" de sarampo, de uma cidadã do Reino Unido que está internada no hospital do Funchal com um "quadro clínico estável".

Caso "provável" de sarampo notificado pelo Serviço de Saúde da Madeira
Notícias ao Minuto

14:01 - 08/08/18 por Lusa

País Carreira

O Instituto de Administração da Saúde refere em comunicado que o caso foi notificado hoje, tratando-se de uma mulher com 45 anos que não estava vacinada.

"Este é um caso importado que se encontra em investigação, não havendo ainda confirmação laboratorial pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, pode ler-se no mesmo documento.

A mesma informação adianta que o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM), "em articulação com as autoridades de saúde, está a implementar os procedimentos necessários, de acordo com as normativas em vigor" e que "todos os profissionais de saúde em contacto com a doente estão a ser acompanhados, designadamente a vacinação".

A secretaria da Saúde lembra que "o sarampo é uma doença contagiosa, podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados".

A cobertura vacinal do sarampo na Madeira é de entre 97% e 99% nas idades de referência.

Tendo em conta que se têm verificado surtos de sarampo em alguns países europeus devido à existência de comunidades não vacinadas, o SESARAM reforça que a "vacinação é a principal medida de prevenção", sendo gratuita e administrada em todos os centros de saúde da região.

A mesma nota refere que a vacinação é recomendada para crianças (aos 12 meses e aos 5 anos) e para os adultos nascidos a partir de 1970, sem história credível de sarampo e que em caso de dúvida, os utentes devem contactar o seu centro de saúde e/ou o seu médico assistente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório