Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Plataforma da A23 e A25 critica posições do PSD e PS sobre as portagens

A Plataforma pela Reposição das Portagens na A23 e A25 criticou esta terça-ffeira a postura do PSD e do PS sobre as portagens, afirmando que, se todos estão contra, deveria haver um entendimento sobre as medidas discriminatórias.

Plataforma da A23 e A25 critica posições do PSD e PS sobre as portagens
Notícias ao Minuto

17:26 - 07/08/18 por Lusa

País Portagens

"Se o PSD diz que está contra as portagens, então não se percebe a razão para o seu voto contra e, se o PS diz que está contra, não se percebe que só os seus deputados eleitos pelo distrito [Castelo Branco] tenham votado a favor", refere a Plataforma, em comunicado.

No seu entender, a posição política assumida nas mais recentes discussões parlamentares sobre a temática das portagens "é, no mínimo, digna de estupefação" por parte de quem vem reclamando há muito tempo a abolição deste custo acrescido nas regiões mais desfavorecidas.

"Apreciando bem os contextos, os desenvolvimentos e os comentários, não é difícil de concluir que até existe um cenário de reconhecimento de que este custo de contexto prejudica os territórios", sustenta a Plataforma.

Recentemente, no parlamento, os dois deputados do PS eleitos pelo círculo de Castelo Branco votaram favoravelmente os projetos de resolução do BE e do PCP que previam a eliminação de portagens na Autoestrada 23.

Os dois deputados do PSD eleitos pelo distrito votaram contra esses mesmos projetos.

A recente declaração de intenção do Governo de reduzir este custo de contexto para as empresas a partir de janeiro de 2019 é, para o grupo, importante, mas insuficiente.

"Esta é uma medida que alivia as empresas, mas não vai atrair empresas novas. Para a fixação de pessoas, promoção da mobilidade e alavancagem do turismo, esta medida de alívio deste custo de contexto tem de chegar aos residentes, sem discriminação", sublinha.

A Plataforma realça haver um significativo fluxo de pessoas em torno das ex-Scut (estradas que antes não tinham custos para o utilizador) que diariamente se deslocam para trabalhar e que não têm capacidade, em face de salários modestos, de suportar esse custo diário, o que acaba por fomentar a circulação em estradas secundárias, aumentando a sinistralidade.

"Por estas razões, a Plataforma continuará a reivindicar a justiça nesta matéria, com ações concertadas e abrangentes", conclui.

A Plataforma de Entendimento para a Reposição das Scut na A23 e A25 integra sete entidades dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, nomeadamente a Associação Empresarial da Beira Baixa, a União de Sindicatos de Castelo Branco, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, a Associação Empresarial da Região da Guarda, a Comissão de Utentes da A25 e a União de Sindicatos da Guarda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório