Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Perdeu tudo, mas conseguiu salvar os animais. Chama-lhes "burros felizes"

Robert Nestmann é detentor de um projeto sem fins lucrativos que proporciona passeios com burros em Monchique. Com o incêndio, perdeu tudo menos os fiéis companheiros.

Notícias ao Minuto

16:02 - 07/08/18 por Filipa Matias Pereira

País Robert

Chama-se Robert Nestmann e é natural de uma aldeia remota entre a Bélgica e a Alemanha. Mas foi em Monchique, no Algarve, que encontrou o local ideal para viver, juntamente com os seus cinco burros. Estes são, como o próprio o apelida, “burros felizes”.

A viver há três anos em Portugal, o percurso de Robert tem sido sinuoso e vê agora mais uma ‘pedra no caminho’. A casa onde vivia com os animais ardeu na sequência dos fogos de Monchique. Mas Robert conseguiu salvar os seus companheiros: os cinco burros. 

Aquele que outrora era considerado um paraíso para os burros viverem, nada mais é senão um rasto de cinzas e de destruição. Em declarações ao Notícias ao Minuto, Robert Nestmann recordou o drama que testemunhou no passado domingo.

Um pouco confuso, ainda sem conseguir situar-se no tempo, Robert recorda que a casa foi consumida pelo fogo apenas meia hora depois de a ter abandonado. “A casa ardeu entre as 21h e as 22h”, recordou. E pouco ou nada restou, a não ser alguns bens pessoais que conseguiu guardar, como o computador.

Robert é detentor de um projeto que promete “proporcionar experiências únicas” numa perfeita aliança entre a natureza e os animais. Ao longo de todo o ano promove passeios pela região em cinco burros que são, como o próprio explica, “todos da mesma família, dois adultos e dois bebés”. O projeto ‘Sanctuary Happy Donkeys’ não tem fins lucrativos e “luta pelos direitos dos burros e para lhe dar um lar, de forma a que eles possam ter uma vida feliz”. Este é, aliás, o único meio de sustento de Robert, que "nunca pediu nada a ninguém".

Antes de se fixar em Portugal, Robert viajou mais de três mil quilómetros com os seus burros em busca de um lar perfeito, onde estes pudessem viver no seu habitat natural.

Agora que Robert ficou sem nada recorre às redes sociais para pedir ajuda, já que, em menos de nada, perdeu o pouco que tinha. Agora irá tentar fazer valer a máxima: 'Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo'. 

Veja na galeria as imagens da destruição. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório