Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Parte da aldeia de Fóia evacuada, acessos cortados a Monchique

As chamas continuam a lavrar com intensidade em Monchique,tendo obrigado ao início da tarde desta segunda-feira à evacuação de parte da aldeia de Fóia, conforme indicou fonte da GNR de Monchique.

Parte da aldeia de Fóia evacuada, acessos cortados a Monchique

Uma parte de aldeia de Fóia, na vila de Monchique, está a ser evacuada, indicou a GNR de Monchique, não sendo possível fornecer mais detalhes sobre que zona está em perigo.

A mesma fonte confirmou que todos os acessos à vila de Monchique continuam cortados, evacuando-se agora uma parte da estrada que liga Monchique ao Pico da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, a cerca de oito quilómetros da vila.

A aldeia de Fóia, situada a 900 metros de altitude, é uma das principais atrações turísticas do concelho de Monchique, no distrito de Faro.

Ao longo da estrada que liga o centro da vila à Fóia, também designada como o "topo" do Algarve, existem vários cafés, restaurantes e lojas de artesanato, assim como percursos pedestres, nas zonas de serra circundantes.

Não é possível apurar, para já, se se trata de um reacendimento ou se é resultado das condições meteorológicas, que se têm agravado, com rajadas de vento que dificultam o trabalho dos bombeiros. A evacuação foi feita como medida preventiva.

O incêndio em Monchique é, neste momento, aquele que causa mais preocupação a nível nacional. Estão envolvidos no combate às chamas 1162 operacionais, apoiados por 357 viaturas e 13 meios aéreos.

Na noite deste domingo para segunda-feira, 25 pessoas ficaram feridas e 44 tiveram que ser assistidas no local, entre bombeiros e civis.

O fogo, que deflagrou na sexta-feira, já consumiu entre 15 mil a 20 mil hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro, garantiu o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.

[Notícia atualizada às 16h44]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório