Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Fogo em Monchique é notícia lá fora. O olhar impressionante da Reuters

Ao quarto dia, as chamas em Monchique ainda dão luta aos bombeiros.

Notícias ao Minuto

14:35 - 06/08/18 por Pedro Filipe Pina

País Imagens

O incêndio que deflagrou em Monchique na passada sexta-feira ainda lavra, dando trabalho no terreno aos bombeiros.

A Proteção Civil dá conta de 25 feridos, um deles em estado grave, sendo que 44 pessoas tiveram de ser assistidas por estes dias, 13 delas civis.

O facto de o incêndio ter movido mais de mil operacionais e ter obrigado à retirada de pessoas das suas casas é notícia na agência Reuters, onde o calor extremo dos últimos dias e as manchas de fumo têm dificultado o combate às chamas.

A Reuters dá ainda conta da história de João Furtado, de 60 anos, que se viu obrigado a esconder-se num tanque de água na altura em que as chamas já tinham chegado à sua habitação. São também focados os casos de unidades hoteleiras que se viram obrigadas a mudar os seus hóspedes por razões de segurança.

A fechar o artigo, a Reuters recorda ainda as 114 mortes dos incêndios de 2017 e os esforços para ao reforço de meios no interior do país, e destaca também o facto de este verão ter sido "invulgarmente" mais ameno, até ao momento em que chegaram as temperaturas superiores a 40ºC dos últimos dias.

A objetiva do fotógrafo Rafael Marchante mostra-nos imagens impressionantes das chamas que de noite chegaram a ameaçar a vila de Monchique, do esforço dos bombeiros no terreno, de habitações e viaturas ardidas, mas também das dificuldades dos meios aéreos que têm estado sob os céus da serra de Monchique a combater o avanço das chamas.

Espreite na galeria para ver as imagens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório