Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades confiantes que incêndio será controlado nas próximas horas

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Faro acredita que os mais de 1.000 operacionais que combatem o incêndio em Monchique irão controlar a situação nas próximas horas.

Autoridades confiantes que incêndio será controlado nas próximas horas
Notícias ao Minuto

13:05 - 06/08/18 por Filipa Matias Pereira

País Monchique

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Faro reuniu-se na manhã desta segunda-feira, após convocatória "pelas 2h00 da manhã”, começou por referir Jorge Botelho, presidente do CDPC Civil de Faro, em breves declarações aos jornalistas.

Depois de avaliadas as situações e ouvidos todos os elementos da Comissão, “tomámos conhecimento de como estão as operações de controlo do fogo por meio terrestre, já que os meios aéreos não puderam ainda voar esta manhã por falta de teto”, mencionou Jorge Botelho, acrescentado que acredita que o “efetivo no terreno irá responder perante a situação se as condições meteorológicas assim o permitirem”.

Apesar de até ao momento já terem ardido entre “15 a 20 mil hectares” da Serra de Monchique, a Comissão Distrital de Proteção Civil mantém “a confiança no sistema e nos homens que há mais de 72 horas combatem o fogo”. No entendimento do presidente da Comissão, o Algarve continua a ser “um destino turístico com meios que salvaguardam pessoas e bens. Confiamos que o sistema vai responder e controlar a situação nas próximas horas”.

O comandante Vaz Pinto, por sua vez, acrescentou ainda que durante esta madrugada, mesmo sem meios aéreos, os mais de mil operacionais no local conseguiram combater uma frente de fogo que tinha mais de 13 quilómetros. O fogo que ainda persiste está, sobretudo, localizado em zonas de difícil acesso por via terrestre.

Por volta das 13h00 da tarde desta segunda-feira, combatem o incêndio em Monchique 1.164 operacionais, 357 veículos terrestres e nove aviões que, recorde-se, não reúnem condições para voar mas estão alocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório