Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Número de feridos de Monchique sobe para 25 e há 44 pessoas assistidas

As chamas que começaram na passada sexta-feira a lavrar na Perna da Negra, em Monchique, não dão tréguas. E não para também de subir o número de feridos: 25, um dos quais em estado grave. No total, foram assistidas 44 pessoas.

Número de feridos de Monchique sobe para 25 e há 44 pessoas assistidas
Notícias ao Minuto

09:51 - 06/08/18 por Filipa Matias Pereira

País Algarve

Mais de 1.000 bombeiros, mais de 300 veículos terrestres e nove meios aéreos. Este é o balanço dos meios que estão no local, ao início da manhã desta segunda-feira, em Monchique, onde as chamas lavram desde a passada sexta-feira. 

De acordo com a informação avançada pela conferência de imprensa da ANPC na manhã desta segunda-feira, do incêndio de Monchique resultaram, até ao momento, 25 feridos, um dos quais em estado grave. Trata-se de uma mulher de 72 anos que já foi transportada para uma unidade hospitalar em Lisboa. 

Além disso, registam-se 44 pessoas assistidas, 31 são operacionais e 13 civis. 

Simultaneamente, sublinhou o comandante operacional distrital de Faro, Abel Gomes, o fogo segue, por um lado, em direção a Caldas de Monchique, Podalgais e Vale do Boi e, por outro, em direção à freguesia de São Marcos da Serra.

Durante esta noite, as chamas lavraram com intensidade na proximidade da barragem de Odelouca e progridem agora também em direção à Estrada Nacional 124. 

De acordo com o porta-voz da ANPC, "neste momento a situação é muito mais favorável do que foi durante a noite", mas mantêm-se "situações que são sensíveis e merecem preocupação", havendo uma limitação no que respeita à atuação de meios aéreos, que não conseguem operar devido ao fumo intenso.

Saliente-se, ainda, as várias evacuações de aldeias e vilas que foram levadas a cabo como medidas preventivas, com o apoio dos militares do Exército e da Cruz Vermelha. 

No combate às chamas foi igualmente importante o apoio dos bombeiros espanhóis, sendo que da vizinha Espanha deverão chegar, ainda esta tarde, dois Canadairs. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório