Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"Uma prevenção estrutural no nosso país demora 30 anos"

O presidente da Liga dos Bombeiros considera que há uma maior cultura na prevenção de incêndios e consciência entre as populações, mas que continua a haver "falta de planeamento e ordenamento na floresta".

"Uma prevenção estrutural no nosso país demora 30 anos"
Notícias ao Minuto

00:27 - 06/08/18 por Fábio Nunes

País Jaime Marta Soares

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros, mostrou-se muito preocupado com a situação em Monchique. O responsável falou à antena da TVI24 na noite deste domingo e disse que apesar de "termos aprendido alguma coisa" com os incêndios do ano passado, "ainda há muita coisa para fazer".

"Como digo de há muitos anos a esta parte, o problema não está no combate. O combate tem vindo a evoluir muito. Da parte dos bombeiros então isso tem sido de uma maneira extraordinária do ponto de vista do conhecimento, mas da maneira como aquela floresta está tratada são condições quase impossíveis de contrariar quando o vento toma as proporções que toma, com as temperaturas tão elevadas e com a baixa humidade", frisou.

Considerando que "tem de haver estratégias à distância no espaço e no tempo", Marta Soares afirmou que "criou-se alguma cultura de prevenção e as populações estão mais conscientes da realidade, mas está muito aquém. Uma prevenção estrutural no nosso país demora 30 anos".

O presidente da Liga dos Bombeiros voltou a fazer críticas que já tinha feito em anos anteriores. "Há falta de planeamento e ordenamento na floresta. Continuamos a perder tempo", referiu. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório