Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"A prioridade é a salvaguarda das pessoas" em Monchique

O Ministro da Administração Interna falou na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"A prioridade é a salvaguarda das pessoas" em Monchique
Notícias ao Minuto

23:09 - 05/08/18 por Sara Gouveia

País MAI

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tomou parte da conferência de imprensa feita na sede da Proteção Civil, esta noite, a falar sobre o ponto de situação do incêndio de Monchique.

Aos jornalistas Eduardo Cabrita quis deixar um voto de confiança às equipas no terreno, deixando ainda claro que a principal prioridade são as pessoas. "Quero transmitir uma manifestação de total confiança e de total solidariedade aos milhares de operacionais, bombeiros, GNR, forças armadas, toda a estrutura de proteção civil", disse.

"Foi possível num contexto de ocorrência de mais de seis centenas de incêndios rurais, ao longo destes dias, que neste momento as atenções estejam concentradas exclusivamente em dois pontos: Em Marvão e em Monchique, fundamentalmente em Monchique. A prioridade é a salvaguarda das pessoas e isso tem sido feito, de forma ordeira, planeada, aplicando os princípios de evacuação para locais seguros e tem sido decisivo", garantiu.

Questionado sobre se a situação de Monchique pode pôr em causa a confiança no trabalho desenvolvido pelo Governo no último ano, Eduardo Cabrita esclareceu que "o que está a acontecer neste momento, ao longo deste fim de semana, é a prova de que esse trabalho valeu a pena e que produziu resultados".

"Deixo um reconhecimento pela compreensão, pela forma ordeira como participaram desse esforço de evacuação. Em toda esta região, o princípio 'aldeia segura, pessoas seguras' está a ser posto em prática. Foi testado, foi difundido. As autarquias locais são parceiros fundamentais", rematou a pedido de uma mensagem dirigida para as populações que tiveram de ser retiradas das suas casas.

O incêndio em Monchique já atingiu a vila algarvia, há habitações queimadas e a população foi retirada das casas. Mais de 800 operacionais combatem as chamas neste momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório