Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Humidade e baixa da temperatura pode ajudar a conter fogo em Monchique

Uma frente de fogo ativa chegou à bacia de uma barragem o que significa que o incêndio poderá parar ali. Proteção Civil pede às pessoas para não entrarem em pânico.

Humidade e baixa da temperatura pode ajudar a conter fogo em Monchique
Notícias ao Minuto

22:46 - 05/08/18 por Fábio Nunes

País ANPC

O incêndio em Monchique piorou e já obrigou à retiradas de várias pessoas, que estão a ser deslocadas para o centro da vila de Monchique. Numa conferência de imprensa da Proteção Civil, o comandante Duarte Costa admitiu o agravamento da situação que se justifica pelas "condições atmosféricas muito adversas".

Duarte Costa reconheceu que algumas casas foram atingidas pelas chamas em zonas mais isoladas, mas também nas laterais da vila de Monchique. 

Por uma questão de prevenção, o comandante da Proteção Civil disse que "foram requisitados autocarros para o caso de ser necessário retirar todas as pessoas do centro da vila, mas acredito que isso não vai acontecer"

Mostrou ainda algum otimismo no combate a este incêndio nas próximas horas. "O fogo chegou com a sua frente mais ativa à bacia de uma barragem, isso significa que há boas condições para que pare aí e para que não hajam mais projeções"

O comandante da Proteção Civil acrescentou que as condições meteorológicas nas próximas horas podem ajudar no combate a este incêndio. "Vamos tentar aproveitar a inversão térmica. Vamos aproveitar o aumento da humidade, que se prevê que chegue aos 50%, e uma baixa de temperaturas nesta noite".

Duarte Costa realçou ainda que haverá um reforço de meios no local. "Estamos a enviar cinco grupos de combate de todo o país. Vamos tentar conter finalmente este incêndio". Indicou ainda que será feita uma aposta maior nas máquinas de rasto que "podem fazer cortes no terreno para evitarem a progressão do fogo".

O responsável da ANPC também fez uma referência à localidade de Alferce, em Monchique. pela qual as chamas passaram mas "as pessoas foram salvaguardadas". 

A Proteção Civil pediu ainda às pessoas para "não entrarem em pânico. Oiçam as recomendações da Proteção Civil e da Segurança Social".

No local estão mais de 800 operacionais e cerca de 230 viaturas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório