Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Vindimas do Douro são mote para festas, rogas e pacotes turísticos

As vindimas, que decorrem no Douro, são o mote para a realização de festas, de rogas de estudantes e pacotes turísticos que atraem os clientes às vinhas para verem e participarem no ritual do corte das uvas.

Vindimas do Douro são mote para festas, rogas e pacotes turísticos
Notícias ao Minuto

10:45 - 12/09/13 por Lusa

País Atração

As vindimas, que por estes dias arrancam um pouco por toda a Região Demarcada do Douro, atraem muitos turistas.

Por isso mesmo, no Peso da Régua decorre neste fim de semana, dias 14 e 15,a Festa das Vindimas, uma iniciativa que tem como objetivo promover e divulgar esta tradição, que é também a base económica deste território.

Durante décadas, a vindima foi um ritual vivido apenas pelas gentes durienses. Lá fora conheciam-se os vinhos produzidos na região, sobretudo o vinho generoso, no entanto desconhecia-se a forma como era feito e o sacrifício que tinha custado.

Hoje a vindima é um forte motivo de atração turística.

A Festa das Vindimas é organizada pela Câmara da Régua, Associação Amigos Abeira Douro e Rancho Folclórico e Recreativo de Godim.

O evento inclui um Festival de Folclore, a Missa das Vindimas e a Sopa das Vindimas, que se traduz numa mostra de artesanato e produtos regionais.

Já o Museu do Douro (MD) festeja as vindimas com a realização das rogas de estudantes.

Antigamente, as rogas eram os grupos de homens e mulheres que desciam das montanhas para o corte das uvas e a pisa nos lagares na região duriense.

As rogas organizadas pelo serviço educativo do MD têm como protagonistas crianças e jovens, provenientes de fora da região e, segundo anunciou a instituição, arrancam a 20 de setembro.

A data coincide com o período de vindima da Quinta Senhora da Graça, em Santa Marta de Penaguião, parceira do MD neste projeto.

O programa é dirigido a crianças e jovens dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos de escolaridade e ensino secundário.

O museu promove esta iniciativa desde 2005 com o objetivo de dar a conhecer todo o trabalho que se faz à volta da vindima, a maior festa do Douro e que culmina um ano inteiro de trabalho na vinha.

Depois, nas quintas, hotéis, restaurantes, por barco ou de comboio, são vários os pacotes turístico e aos mais variados preços, mas com um ponto em comum: levar os turistas a viver a tradição das vindimas e das lagaradas tradicionais.

A CP reedita nos sábados 21 e 28 o “Comboio das Vindimas”, que propõe um dia inteiro de atividades relacionadas com esta festa e com o processo produtivo do vinho.

A viagem de comboio parte do Porto Campanhã e sobe até à Régua, onde os participantes terão ao seu dispor um transfer rodoviário até à Quinta de Campanha.

O programa inclui atividades como degustação de vinhos, visita guiada à adega e área de produção de vinho, almoço regional e atuação de um grupo de cantares e danças da região, e ainda a participação nas lagaradas, a pisa das uvas nos antigos lagares de granito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório