Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fogos: Samora Correia dominado, 5 bombeiros feridos. Monchique ainda arde

Cinco bombeiros feridos sem gravidade e quatro assistidos no local, em Samora Correia, cujo incêndio já foi dominado. Autoridades farão ponto de situação sobre Monchique às 12h.

Fogos: Samora Correia dominado, 5 bombeiros feridos. Monchique ainda arde
Notícias ao Minuto

08:57 - 05/08/18 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

País Incêndios

O incêndio em Samora Correia, no distrito de Santarém, que foi dominado esta madrugada de domingo, conta nesta altura com um balanço de cinco bombeiros feridos sem gravidade.

Conforme indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém ao Notícias ao Minuto, o número de bombeiros subiu de três para cinco, no decorrer das operações de combate ao fogo, que lavrava desde as 13h08 de sábado na freguesia de Samora Correia (Pancas).

Outros quatro bombeiros foram assistidos no local, não sendo necessário o transporte para o hospital.

Nesta altura, estão envolvidos nos trabalhos de rescaldo, em Samora Correia, 185 operacionais apoiados por 62 viaturas.

Duas frentes ativas em Monchique

O incêndio na serra de Monchique, distrito de Faro, continua com duas frentes ativas, segundo confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, que adiantou que será feito um ponto de situação às 12h.

No local, estão 778 operacionais, apoiados por 209 viaturas e seis meios aéreos.

Em declarações à Lusa, o CDOS de Faro afirmou ainda que o "vento constante" não ajudou os operacionais no terreno e que durante a manhã de hoje "vai fazer-se o reconhecimento do terreno, com a luz do dia para ver a área no seu todo".

Risco máximo de incêndio mantém-se

Mais de meia centena de concelhos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, sobretudo no Algarve e no interior Norte e Centro do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Alentejo, Odemira é o único concelho colocado em risco máximo de incêndio. Este risco máximo estende-se a vários concelhos nos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda e Bragança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório