Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ainda há duas frentes de fogo ativas em Monchique

Plano Municipal de Emergência já foi ativado pela autarquia de Monchique. As condições meteorológicas durante a tarde poderão dificultar ainda mais o combate às chamas no terreno.

Ainda há duas frentes de fogo ativas em Monchique
Notícias ao Minuto

12:13 - 04/08/18 por Pedro Filipe Pina

País Proteção Civil

Há ainda duas frentes ativas no incêndio que continua a lavrar em Monchique. Uma terceira frente já se encontra dominada.

Foi o Comandante Distrital de Faro, Vítor Vaz Pinto, quem deu conta da situação atual que se vive em Monchique, numa declaração aos jornalistas a partir do quartel dos Bombeiros Voluntários de Monchique, ao final da manhã.

Vítor Vaz Pinto explicou ainda os trabalhos que as autoridades têm levado a cabo no local, para combater chamas que ainda ardem "com bastante intensidade", como se verifica numa das frentes.

Neste momento há 710 operacionais no terreno, apoiados por 181 veículos, incluindo dez meios aéreos.

As chamas em Monchique já levaram à retirada de algumas pessoas de aldeias da zona, por precaução. Parte das chamas têm lavrado em zonas de difícil acesso e Vítor Vaz Pinto admite que as autoridades estão à espera de "um agravamento das condições meteorológicas no que concerne a quem tem de combater o incêndio florestal" a partir do início da tarde. Além do calor e humidade, o vento poderá trazer um desafio acrescido para quem está a combater as chamas no terreno.

Vítor Vaz Pinto realça ainda ter "confiança no dispositivo instalado" para o combate ao incêndio e reitera que espera "que o mais depressa possível, em segurança", o incêndio poderá ser dominado.

Recorde-se que neste sábado mais de 30 concelhos de Portugal continental estão em risco máximo de incêndio, sobretudo no Algarve e no interior Norte e Centro do país, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Paralelamente, tanto Portugal continental, como o arquipélago da Madeira e o grupo central dos Açores se encontram, também, perante um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

[Notícia atualizada às 12h22]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório