Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal "está a mexer" após incêndios de 2017 e isso "é bom"

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje que Portugal "está a mexer" após os incêndios de 2017, mostrando-se agradado e até surpreendido com a capacidade de recuperação económica e social dos territórios afetados.

Portugal "está a mexer" após incêndios de 2017 e isso "é bom"
Notícias ao Minuto

23:03 - 03/08/18 por Lusa

País Marcelo

"Quando há menos de um ano disse que esperava encontrar outra vez desenvolvimento social, económico, cooperação, projetos de futuro, confesso que estou surpreendido porque aquilo que tenho visto e vou ver ultrapassa o que tinha imaginado", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em declarações no final de uma visita à feira Expofacic, em Cantanhede, Coimbra.

O PR frisou que Portugal "está com uma capacidade de recuperação espantosa" embora avisando que é "evidente que há muito para fazer".

Nos próximos dias, em férias, Marcelo Rebelo de Sousa irá andar pelo interior do país, "a conduzir", partindo na manhã de sábado de Vouzela, distrito de Viseu, sem hora marcada e com um percurso que não divulgou, com exceção da presença confirmada na chegada da etapa "solidária" da Volta a Portugal em Bicicleta, em Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra.

Para o resto do período de férias no interior do país, que deverá estender-se até segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa apenas disse que irá ocupar o tempo "provavelmente com muita imaginação e com alguns mergulhos em praias fluviais".

Questionado sobre o apelo feito a que os líderes políticos lhe seguissem o exemplo e tirassem uns dias de férias no interior do país afetado pelos incêndios, o chefe de Estado respondeu que "pelo menos uma líder" (que não nomeou) irá passar férias àquelas regiões "e os outros irão, com certeza, depois do Algarve".

Já sobre o facto de ser o primeiro Presidente da República a visitar a Expofacic em 28 edições da feira agrícola, comercial e industrial de Cantanhede, uma das maiores do país, Marcelo disse que a visita de hoje "tem o simbolismo de representar o agradecimento de Portugal e de todos os portugueses a uma iniciativa que é nacional e prestigia o país".

"É muito impressionante ver, em 20 anos, o salto que deu, porque cobre toda a atividade económica, social educativa e cultural e tem uma grande ligação às raízes", assinalou o Presidente da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório