Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 200 bombeiros combatem chamas em Monchique. Uma casa já ardeu

Mais de 200 operacionais estão, esta sexta-feira à tarde, a combater as chamas na localidade de Perna da Negra em Monchique, distrito de Faro. Ao que o Notícias ao Minuto apurou uma casa já ficou destruída devido ao incêndio. Entretanto, uma aldeia teve de ser evacuada.

Mais de 200 bombeiros combatem chamas em Monchique. Uma casa já ardeu
Notícias ao Minuto

14:53 - 03/08/18 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

País Algarve

Mais de 200 bombeiros estão a combater, na tarde desta sexta-feira, um incêndio que deflagrou pelas 13h30 na localidade de Perna da Negra, em Monchique, no distrito de Faro.

A apoiar os operacionais estão 78 viaturas e nove meios aéreos.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou junto das autoridades, as chamas estão a consumir uma "zona de mato e eucaliptos".

Por esta altura (15h00) foi necessário reforçar o dispositivo no terreno, estando neste momento 270 operacionais a combater a chamas. 

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro disse ao Notícias ao Minuto que se trata de um "incêndio com alguma complexidade" devido ao "vento forte" que se faz sentir no local.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou uma casa já ficou destruída devido ao incêndio.

Entretanto, o incêndio obrigada à retirada de habitantes do sítio das Taipas, a sul da Perna da Negra.

Saliente-se que uma zona rural do concelho de Monchique já tinha sido atingida por um incêndio, na quinta-feira à tarde, dominado cerca de duas horas depois após um combate travado por 113 homens e seis meios aéreos.

Por causa da persistência de valores elevados das temperaturas máximas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, o mais grave, em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo, prevendo para hoje valores acima dos 40 graus em grande parte do território.

Face à onda de calor que afeta o país pelo menos até domingo, com temperaturas máximas acima dos 40ºC e que na quinta-feira na bateram recordes históricos, a Proteção Civil estendeu o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra.

Este ano, o dispositivo de combate a fogos florestais engloba 56 meios aéreos (incluindo um na Madeira), cerca de 11 mil operacionais e mais de três mil meios terrestres (nomeadamente viaturas).

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório