Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Limiares de ozono ultrapassados hoje em Sines

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional-Alentejo (CCDRA) alertou hoje que o limiar dos valores de concentração de ozono está a ser ultrapassado em Monte Chãos, no concelho de Sines.

Limiares de ozono ultrapassados hoje em Sines
Notícias ao Minuto

21:31 - 02/08/18 por Lusa

País CCDRA

Dando cumprimento ao diploma legal sobre poluição pelo ozono, a CCDRA informou em comunicado "que está a ser ultrapassado hoje em Monte Chãos, concelho de Sines, o valor de concentração de ozono de 180 microgramas por metro cúbico, definido como limiar de informação ao público".

Na estação de qualidade do ar de Monte Chãos, esta ultrapassagem observou-se às 19:00, tendo sido atingida nesse período uma concentração média horária de 192 microgramas por metro cúbico, especifica a CCDRA, adiantando que a situação se deverá manter durante as próximas quatro horas.

Para estes valores de concentração, o ozono pode provocar danos na saúde, especialmente em grupos da população mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos ou pessoas com doenças respiratórias.

A CCDRA recomenda, por isso, à população que evite inalar grandes quantidades de ar poluído, reduza ao mínimo a atividade física ao ar livre, e que evite fatores de risco como fumar ou contactar com produtos irritantes, como gasolina, tintas ou vernizes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório