Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 6º MÁX 18º

Edição

Passos contente com ano escolar "sem improvisos"

O primeiro-ministro, Passos Coelho, destacou hoje o "arranque do ano escolar sem os improvisos" de outros tempos, em que "não se sabia se os professores tinham colocação e se as escolas estavam prontas".

Passos contente com ano escolar "sem improvisos"

Passos Coelho falava na sessão solene de abertura do ano letivo, na Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, em que enalteceu "o esforço e profissionalismo de muita gente, nomeadamente dos professores, para que o regresso às aulas possa ocorrer com normalidade".

O primeiro-ministro justificou que "a educação não está divorciada do país" na necessidade de racionalizar os meios, tanto mais que há uma acentuada diminuição demográfica e são os alunos que justificam as escolas, mas garantiu que "os esforços não resultam de nenhuma embirração com os profissionais destas políticas públicas, mas das restrições" a que o país está obrigado.

"O maior orçamento que temos é o dos juros da dívida, o segundo é o da Saúde e o terceiro é o da Educação, colado ao da Segurança Social. Sabemos que a educação é essencial, mas também que a economia não liberta meios para esse nível de despesa e essa diferença tem de ser paga por alguém, pelo que temos de mudar a lógica: em vez de anualmente acrescentar défice, temos de fazer o contrário", explicou.

Passos Coelho elogiou o ministro da Educação, Nuno Crato, por ter empreendido a reorganização da rede escolar e em simultâneo "manter o relacionamento institucional com os sindicatos e as direções das escolas, com sentido de responsabilidade".

Referiu-se ao entendimento conseguido no início do verão com os sindicatos, em que, considerou, o Governo não cedeu, mas apenas "demonstrou que não tem obsessão por metas" e haverá uma avaliação durante o ano letivo para ver se os objetivos a atingir de racionalização precisam ou não de mais decisões.

De Nuno Crato disse ainda que "tem tido uma condução política com muito equilíbrio", incentivando-o a prosseguir esse caminho.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório