Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Passos contente com ano escolar "sem improvisos"

O primeiro-ministro, Passos Coelho, destacou hoje o "arranque do ano escolar sem os improvisos" de outros tempos, em que "não se sabia se os professores tinham colocação e se as escolas estavam prontas".

Passos contente com ano escolar "sem improvisos"
Notícias ao Minuto

17:57 - 11/09/13 por Lusa

País Sessão

Passos Coelho falava na sessão solene de abertura do ano letivo, na Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, em que enalteceu "o esforço e profissionalismo de muita gente, nomeadamente dos professores, para que o regresso às aulas possa ocorrer com normalidade".

O primeiro-ministro justificou que "a educação não está divorciada do país" na necessidade de racionalizar os meios, tanto mais que há uma acentuada diminuição demográfica e são os alunos que justificam as escolas, mas garantiu que "os esforços não resultam de nenhuma embirração com os profissionais destas políticas públicas, mas das restrições" a que o país está obrigado.

"O maior orçamento que temos é o dos juros da dívida, o segundo é o da Saúde e o terceiro é o da Educação, colado ao da Segurança Social. Sabemos que a educação é essencial, mas também que a economia não liberta meios para esse nível de despesa e essa diferença tem de ser paga por alguém, pelo que temos de mudar a lógica: em vez de anualmente acrescentar défice, temos de fazer o contrário", explicou.

Passos Coelho elogiou o ministro da Educação, Nuno Crato, por ter empreendido a reorganização da rede escolar e em simultâneo "manter o relacionamento institucional com os sindicatos e as direções das escolas, com sentido de responsabilidade".

Referiu-se ao entendimento conseguido no início do verão com os sindicatos, em que, considerou, o Governo não cedeu, mas apenas "demonstrou que não tem obsessão por metas" e haverá uma avaliação durante o ano letivo para ver se os objetivos a atingir de racionalização precisam ou não de mais decisões.

De Nuno Crato disse ainda que "tem tido uma condução política com muito equilíbrio", incentivando-o a prosseguir esse caminho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório