Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Famílias de prédio evacuado devido a fogo podem regressar hoje a casa

As famílias que esta madrugada foram retiradas de um prédio em Santa Maria da Feira devido a um incêndio na garagem poderão regressar a casa ainda hoje, revelou o vereador da Proteção Civil da autarquia local.

Famílias de prédio evacuado devido a fogo podem regressar hoje a casa
Notícias ao Minuto

11:33 - 02/08/18 por Lusa

País Santa Maria da Feira

Em causa está um edifício de apartamentos na freguesia de Travanca, onde o fogo que deflagrou na respetiva garagem obrigou à saída de 18 inquilinos, sete dos quais "tomaram a iniciativa de saltar das varandas para o tejadilho de uma autocaravana próxima".

O vereador Vítor Marques afirma, contudo, que o incêndio não foi grave: "Foi só na garagem e nenhum carro ardeu, sequer. O que assustou foi o fumo e isso é que deixou as pessoas em pânico".

A vistoria técnica ao local apurou que "o que está em pior estado são as paredes do vão de escada, que agora têm que ser limpas", enquanto o interior das habitações "está igual ao que estava", apenas sem eletricidade e saneamento.

"O local já foi avaliado por uma comissão de engenheiros e arquitetos e não há qualquer problema estrutural", garante Vítor Marques.

Explicou ainda que "a única questão para resolver é a eletricidade e a canalização, porque os tubos que passavam na garagem derreteram com a carga térmica".

Adiantando que essa situação se deverá resolver "ainda hoje", o autarca diz que as famílias retiradas do prédio poderão regressar a casa até ao fim do dia, mas não põe de parte eventuais "dificuldades psicológicas", pelo que tem já preparadas soluções alternativas: "Há familiares que os podem acolher, mas a câmara também tem casas disponíveis na habitação municipal de Fiães e, possivelmente, da Feira".

Quanto ao estado de saúde dos três feridos transportados para o Hospital São Sebastião, o vereador informa que só dois justificam maior atenção: um porque "fez algumas escoriações e pode ter fraturado o fémur ao saltar para a caravana" e outro porque "recebeu um transplante de coração há pouco tempo e, por precaução, ficou agora em avaliação mais controlada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório