Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Relaxe... afinal temperaturas não chegarão aos 50º

A previsão do IPMA foi sobrestimada.

Relaxe... afinal temperaturas não chegarão aos 50º
Notícias ao Minuto

23:05 - 01/08/18 por Filipa Matias Pereira

País IPMA

Esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu para a região entre Melides e Vila Nova de Milfontes, em particular em Sines, 50°C para o dia 2 de agosto e 46°C para dia 3 de agosto – previsões meteorológicas disponibilizadas na página institucional do IPMA. Estes valores, explica o Instituto numa nota de esclarecimento publicada no site, foram calculados de acordo com um “método estatístico aplicado aos resultados dos modelos numéricos”.

Mas pode relaxar porque estas previsões mais não são do que valores “sobrestimados”. O calor esta semana vai apertar, mas a curvatura do gráfico da temperatura não será assim tão acentuada. O IPMA já procedeu à retificação da informação, “devendo esperar-se valores na ordem de 40 a 42°C na referida região nos dias 2 e 3 de agosto de 2018”.

Saliente-se ainda que esta onda de calor “decorre do episódio excecional de temperatura acima dos valores normais previstos para o início do mês de agosto, após um longo período de temperaturas abaixo do normal para a época do ano, consistindo numa variação muito acentuada da temperatura do ar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório