Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cientista da UMinho ganha bolsa de 1 milhão de euros

O cientista da Universidade do Minho (UMinho) Agostinho Carvalho foi distinguido com uma bolsa de um milhão de euros para investigar complicações pulmonares, anunciou hoje aquela academia.

Cientista da UMinho ganha bolsa de 1 milhão de euros
Notícias ao Minuto

14:46 - 01/08/18 por Lusa

País Investigação

Em comunicado, a UMinho explica que o objetivo é identificar novos biomarcadores que mostrem a suscetibilidade das pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica para desenvolverem uma reação alérgica ao fungo Aspergillus, que existe no ar.

"O cientista procura melhorar a prevenção, identificação e tratamento desta doença, através de estratégias de medicina de precisão, ao mesmo tempo que pretende recuperar a qualidade de vida dos doentes", acrescenta o comunicado.

Deste modo, quer desenvolver abordagens de medicina de precisão em que determinado teste de diagnóstico ou terapia pode ser aplicado ao perfil de cada pessoa.

"A aspergilose pulmonar crónica apresenta uma mortalidade elevada devido à inexistência de terapias antifúngicas adequadas. Afeta milhares de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica todos os anos em Portugal e mais de 250 milhões em todo o mundo", afirma Agostinho Carvalho, citado no comunicado.

Agostinho Carvalho foi distinguido no primeiro concurso da "Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b", promovido pela Fundação "la Caixa" a pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Este concurso teve 785 candidaturas e vinte premiados, sendo oito de Portugal, que receberam cinco milhões de euros no total.

O projeto de Agostinho Carvalho conseguiu o financiamento máximo disponibilizado neste concurso, por ter um caráter transdisciplinar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório