Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Em caso de emergência na autoestrada, sabe o que fazer?

Numa altura em que muitos são os que circulam em autoestradas, rumo ao destino de férias ou no regresso a casa, a Guarda Nacional Republicana deixa-lhe conselhos que deve seguir em caso de emergência na estrada.

Em caso de emergência na autoestrada, sabe o que fazer?
Notícias ao Minuto

08:27 - 01/08/18 por Notícias Ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça os conselhos para quem circula em autoestradas, vias usadas sobretudo nesta altura do ano em que muitos são os que estão de férias.

As situações de emergência, refere a GNR, ocorrem inesperadamente e, nessas circunstâncias, manter a calma é o primeiro passo.

Numa emergência na autoestrada, os condutores devem então imobilizar o veículo a uma distância segura da fonte de perigo e diminuir a velocidade de forma gradual acionando as luzes de perigo, por forma a evitar que os veículos que circulam à sua retaguarda possam embater na traseira do seu veículo.

Em caso de emergência, os condutores devem comunicar de imediato com as autoridades através do 112deixar a berma livre para que os veículos de emergência possam circular e aguardar que a GNR dê orientações, para que a saída dos veículos se processe o mais rápido possível e em segurança, de modo a não provocar acidentes. 

Em todo o caso, sublinha ainda a autoridade, é aconselhável não ter a iniciativa de inverter o sentido de marcha em autoestrada, "pois poderá provocar acidentes com bastante gravidade". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório