Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Calor chegou e prevê-se "um agravamento dos índices de risco de incêndio"

Para esta quarta-feira está previsto um aumento da temperatura e a diminuição da humidade do ar. Por isso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o IPMA e a Direção-Geral de Saúde (DGS) reforçam os alertas e avisos à população.

Calor chegou e prevê-se "um agravamento dos índices de risco de incêndio"
Notícias ao Minuto

18:38 - 31/07/18 por Filipa Matias Pereira

País ANPC

O calor chegou. E vai adensar-se nos próximas dias, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com efeito, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a manutenção da severidade das previsões meteorológicas, pelo menos, até à próxima quinta-feira. O alerta é da 2.ª Comandante Operacional Nacional, Patrícia Gaspar, o rosto da ANPC.

Para esta quarta-feira está previsto um “agravamento significativo da temperatura, a par da diminuição dos níveis de humidade do ar, não sendo ainda espectável a recuperação noturna”, referiu a 2.ª Comandante Operacional Nacional da ANPC, em conferência de imprensa. Saliente-se que esta recuperação noturna da humidade relativa do ar é determinante, sobretudo “no caso de incêndios ativos”.

Para amanhã é ainda de esperar que o vento sopre de forte a moderado, sendo que na próxima quinta-feira já deverá soprar do quadrante leste.

Face a este cenário meteorológico, adverte a porta-voz da ANPC, nas próximas 48 horas há “um agravamento dos índices de risco de incêndio rural, em particular amanhã, 1 de agosto". 

Alerta ainda para a região do Algarve, onde há vários concelhos com risco máximo ou muito elevado de incêndio. E, perante estas circunstâncias, será incrementado a partir das 00h desta quarta-feira o estado de alerta especial para o combate aos incêndios florestais.

Para lá disso, os distritos que estavam em alerta azul – Aveiro, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Braga e Coimbra – vão passar a amarelo. Por sua vez, os que estavam em alerta amarelo passarão ao nível seguinte, laranja.

As decisões operacionais das entidades responsáveis apontam para o reforço da monitorização e vigilância das forças competentes, bem como a manutenção e reforço dos meios de combate a incêndios pré-posicionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório