Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 98% dos alimentos em Portugal são seguros

Portugal está mesmo acima da média dos restantes países da zona euro. Os dados são da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Mais de 98% dos alimentos em Portugal são seguros
Notícias ao Minuto

19:39 - 30/07/18 por Notícias Ao Minuto

País EFSA

Um estudo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) 'descansa' os portugueses, ao concluir que 98,4% dos produtos avaliados no nosso país "estão em segurança". Além de confirmar que os consumidores europeus continuam a poder contar com alimentos seguros. 

Mais. Segundo os dados deste estudo, 96,2% dos alimentos "estão livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos" ou "contêm resíduos em níveis dentro dos limites legais", o que aponta para uma elevada segurança.   

Portugal está, aliás, "acima da média dos países que integram a zona euro", com cerca de 98,4% das amostras com "níveis dentro dos limites legais ou livre de resíduos quantificáveis". 

O sector da produção alimentar europeia está de parabéns pelos dados apresentados. Mais uma vez, os dados científicos revelados pela EFSA vêm espelhar o rigor e qualidade do trabalho de todos os que diariamente se dedicam à produção de alimentos, mas também de quem está na retaguarda a assegurar o desenvolvimento de tecnologia que permita aumentar continuamente o rigor e qualidade da produção agrícola", afirmou o diretor executivo da ANIPLA (Associação Nacional da Indústria para a proteção das Plantas), António Lopes Dias. 

Para o comissário europeu para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, este relatório, "tal como nos anos anteriores, (...) confirma o alto nível de conformidade dos alimentos nas prateleiras da UE. Todos os anos, milhares de produtos alimentares são avaliados pelos Estados-Membros para verificar se os limites legais estão a ser respeitados. É o nosso dever assegurar aos cidadãos europeus que a cadeia alimentar da UE continua a ser a mais rigorosa e controlada do mundo".

De salientar que das amostras recolhidas, "a maioria (67%) é originária dos Estados-Membros da UE, da Islândia e da Noruega; 26,4% dizem respeito a produtos importados de outros países, e  6,6% a produtos de origem desconhecida".

Para compreender melhor estes dados, por país e produto, a EFSA disponibiliza um "site informativo e interativo" que permite ainda comparar com dados de anos anteriores e que está acessível em quatro idiomas. Veja aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório