Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Três concelhos algarvios apresentam em risco máximo de incêndio

Os concelhos algarvios de Alcoutim, Castro Marim e Tavira estão hoje em risco máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou em risco muito elevado outros 35 municípios.

Três concelhos algarvios apresentam em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/07/18 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA estão em risco muito elevado de incêndios 35 concelhos do Sul e interior Centro e Norte, nos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Vila Real e Bragança.

O IPMA coloca ainda sob risco elevado dezenas de municípios do Alentejo e do interior Norte e Centro do país.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje o IPMA prevê nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, a persistir no Minho, e uma pequena subida da temperatura máxima.

Está igualmente prevista a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo da Roca, em especial no Minho.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (Guarda e Viseu) e os 18 graus (Lisboa e Faro) e as máximas entre os 23 (Viana do Castelo) e os 32 graus Celsius (Castelo Branco, Évora e Beja).

Nas ilhas, o IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, com possibilidade de aguaceiros durante a madrugada e manhã nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, com as temperaturas máximas não deverão ultrapassar aos 24 graus em Angra do Heroísmo e na Horta, os 25 em ponta Delgada e os 26 graus Celsius em Santa Cruz das flores.

Para a Região Autónoma da Madeira o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo, com os termómetros a subirem até aos 26 graus em Porto Santo e no Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório