Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dezasseis distritos com risco muito elevado de exposição aos raios UV

Dezasseis distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dezasseis distritos com risco muito elevado de exposição aos raios UV
Notícias ao Minuto

09:28 - 29/07/18 por Lusa

País UV

Estão também em risco muito elevado de exposição à radiação UV as ilhas das Flores, Terceira e São Miguel, no Açores.

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio o distrito de Viana do Castelo e a ilha açoriana do Faial e em risco moderado o distrito de Braga.

Os restantes 16 distritos do continente estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices ultravioleta variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais do litoral Norte e Centro.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde, sendo moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste na costa sul do Algarve, e sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

Possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 27 em Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório