Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dois concelhos de Portalegre e três de Faro em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Marvão e Gavião, no distrito de Portalegre, e os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Tavira, em Faro, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dois concelhos de Portalegre e três de Faro em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

09:03 - 29/07/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio 42 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Beja Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais do litoral Norte e Centro.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde, sendo moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste na costa sul do Algarve, e sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas.

Possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 27 em Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório