Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Força Especial de Bombeiros já não vai ajudar a combater fogos na Grécia

Os 50 elementos da Força Especial de Bombeiros já não vão para a Grécia combater os incêndios florestais, depois de ter sido desativada a ajuda do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, informou o Ministério da Administração Interna.

Força Especial de Bombeiros já não vai ajudar a combater fogos na Grécia
Notícias ao Minuto

17:58 - 28/07/18 por Lusa

País MAI

Fonte oficial do Ministério da Administração Interna avançou à Lusa que, na sexta-feira, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil informou Portugal de que a Grécia dispensa a ajuda dos meios portugueses, tendo em conta que já não é necessária mais assistência.

Na terça-feira, o ministro Eduardo Cabrita anunciou o envio por parte de Portugal de 50 elementos da Força Especial de Bombeiros para ajudar a combater os incêndios na Grécia, dando resposta a um pedido feito através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Na altura, Eduardo Cabrita adiantou que estes 50 elementos da FEB iriam partir para a Grécia até quarta-feira, depois de tratadas as questões logísticas.

A agência de notícia Efe avança também que os dois aviões Canadair enviados pelo Governo espanhol na terça-feira para a Grécia regressaram hoje a Espanha, depois da Grécia ter desativado o pedido de apoio feito ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Os incêndios que que assolaram a costa de Atenas, na Grécia, na segunda-feira, provocaram 88 mortos e mais de 3.500 casas destruídas, tendo o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumiu "a responsabilidade política pela tragédia".

O Governo de Alexis Tsipras pediu ajuda internacional na noite de segunda-feira, tendo alguns países respondido com meios de apoio, que neste momento já não são necessários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório