Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Casas de primeira habitação em Pedrógão Grande reconstruídas até setembro

A Câmara de Pedrógão Grande disse hoje esperar que todas as casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio de junho de 2017 estejam reconstruídas até setembro.

Casas de primeira habitação em Pedrógão Grande reconstruídas até setembro
Notícias ao Minuto

14:37 - 26/07/18 por Lusa

País Incêndios

O processo de reconstrução das casas de primeira habitação deve estar terminado em setembro, com a conclusão da reabilitação de uma casa que "é a maior de todas e que estava muito atrasada", disse hoje aos jornalistas o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

O autarca sublinhou que havia casos de "extrema necessidade e de pobreza", em que a reconstrução não é apenas da casa mas também social.

O presidente da Câmara falava aos jornalistas no final de uma cerimónia de entrega de uma casa reconstruída com o apoio da Fundação Benfica a uma família de Vila Facaia, que, para além de ter sido afetada pelas chamas, era também "um problema social a que se tinha que dar a mão", frisou.

"A reconstrução ajuda a dar mais dignidade", havendo também "uma reconstrução da vida e da família", afirmou.

Com uma bandeira do Benfica e outra do município, descerrou-se a placa a assinalar a reconstrução da casa, com a família visivelmente emocionada pelo gesto.

"Reconstruímos a casa, mas há aqui uma parte social e humana extraordinariamente importante", disse o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, em declarações aos jornalistas, referindo que o trabalho social continua já depois da casa inaugurada.

Maria de Fátima Sousa sublinhou estar "muito agradecida" pelo apoio da Fundação Benfica à sua família.

Na sexta-feira, vai já levar "as coisas" para a sua casa reconstruída, depois de alguns meses a viver na casa paroquial.

No domingo, espera ir já dormir à sua habitação.

"Até já vou crescer mais um palmo na minha casinha", refere Maria de Fátima, salientando que, sem o apoio que recebeu, não teria "condições para recuperar" a habitação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório