Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Governo dos Açores requer audição sobre suspeitas de maus tratos em lar

O Governo dos Açores e o grupo parlamentar do PS na Assembleia Regional anunciaram esta quinta-feira que vão requerer uma série de audições parlamentares, a propósito das suspeitas de maus tratos na Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.

Governo dos Açores requer audição sobre suspeitas de maus tratos em lar
Notícias ao Minuto

12:51 - 26/07/18 por Lusa

País Idosos

O caso foi noticiado na quarta-feira pela TVI, numa reportagem que dá conta de queixas de maus tratos aos utentes daquela instituição particular de solidariedade social e do alegado silêncio do executivo socialista, que estaria a par desses casos, mas não terá tomado medidas.

O gabinete do secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje o "agendamento urgente" da audição da secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e do secretário regional da Saúde, Rui Luís, na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Regional sobre a "qualidade da rede de cuidados continuados" da região.

"Tendo em conta as notícias recentes vindas a público sobre a qualidade desta rede, o Governo considera imprescindível reforçar, desde logo, junto do Parlamento, a informação sobre as medidas que já tomou, as medidas que está a tomar e as medidas que tem programadas tomar no futuro, relativas à qualidade da Rede de Cuidados Continuados da região", justifica o executivo, em comunicado.

Também a bancada do PS, que tem maioria absoluta na Assembleia Regional, anunciou que pretende ouvir na Comissão de Assuntos Sociais, com caráter de urgência, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e a coordenadora da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados dos Açores.

O requerimento a solicitar estas audições foi entregue hoje no parlamento açoriano e pretende que sejam prestados esclarecimentos sobre os factos divulgados na Comunicação Social em relação às unidades de cuidados continuados integrados da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.

"Os deputados do PS/Açores com assento na Comissão de Assuntos Sociais consideram fundamentais os esclarecimentos de José Francisco Silva, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, e de Margarida Moura, coordenadora da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados dos Açores, aos quais se vão juntar as audições já anunciadas de Rui Luís, secretário regional da Saúde, e de Andreia Cardoso, secretária regional da Solidariedade Social", adiantam os socialistas também em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório