Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dois portugueses feridos no incêndio em catamarã na Galiza

Dois portugueses sofreram hoje ferimentos no incêndio num catamarã na ria de Arousa, na Galiza, "foram assistidos no hospital de Pontevedra, mas já tiveram alta", disse à Lusa fonte do gabinete do Secretário de Estado Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses feridos no incêndio em catamarã na Galiza
Notícias ao Minuto

20:49 - 24/07/18 por Lusa

País Comunidade

De acordo com a mesma fonte, "o cônsul de Portugal em Vigo continua em diálogo com as autoridades para apurar mais informações, existindo a possibilidade de haver mais portugueses entre os passageiros da embarcação".

O incêndio no catamarã em junto à localidade de O Grove, Espanha, causou 37 feridos, cinco com gravidade, entre os quais dois com a classificação médica de "queimaduras graves", segundo a agência noticiosa espanhola Efe.

As vítimas mais graves foram transportadas de helicóptero para o Complexo Hospitalar Universitário da Corunha (CHUAC).

Os outros três feridos graves, que também apresentam queimaduras consideráveis, foram levados para o hospital Montecelo, em Pontevedro, segundo confirmou fonte da autarquia de O Grove.

Os demais 32 feridos foram atendidos por queimaduras ligeiras, princípio de hipotermia e ataques de ansiedade e 14 pessoas saíram ilesas, segundo a Efe, que refere a existência de 51 pessoas a bordo do catamarã, enquanto a Agência Galega de Emergências (AXEGA) continua a assinalar 52 pessoas, quatro das quais são tripulantes da embarcação.

As forças de segurança espanholas já avançaram diversas causas para o acidente, como uma explosão no interior do catamarã relatada por várias testemunhas, que terá levado a uma colisão contra uma embarcação mais pequena.

Outra hipótese levantada é a de o incêndio ter deflagrado depois de uma colisão do catamarã com a embarcação.

A conselheira do Mar de Galiza, Rosa Quintana, afirmou que o incêndio começou pouco depois da saída do catamarã do porto.

Alguns passageiros explicaram que ouviram uma explosão e saltaram para a água ao verem as chamas.

A AXEGA mobilizou um helicóptero com base em Santiago e Ourense, três ambulâncias medicalizadas, 13 de assistência, seis convencionais e um veículo de apoio logístico, além de uma equipa do Centro de Saúde de O Grove.

O resgate teve intervenção da Proteção Civil, Salvamento Marítimo e Guarda Costeira da Galiza e a ajuda de outras embarcações turísticas locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório