Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Quem quer aterrar em Beja e demorar uma hora e vinte a chegar a Lisboa?"

A questão é colocada por Miguel Sousa Tavares na sua análise semanal às notícias da atualidade.

"Quem quer aterrar em Beja e demorar uma hora e vinte a chegar a Lisboa?"
Notícias ao Minuto

22:40 - 23/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Comentário

O maior avião do mundo, um Airbus A380, aterrou esta segunda-feira no aeroporto de Beja, o que levantou várias questões, nomeadamente aquelas que dizem respeito à viabilidade daquela infraestrutura.

Para Miguel Sousa Tavares, o facto de aquele aeroporto ter uma pista de cinco quilómetros não faz dele uma “alternativa”. “Alternativa existe se houver vida económica que justifique um aeroporto para um A380”, considerou, lembrando que foram os alemães que construíram aquela infraestrutura nos anos 60 e não o Estado português. “Não foi o Estado, por isso não tem obrigação de o viabilizar”, atirou.

No ‘Jornal da Noite’ da SIC, o comentador frisou que “se algum dia Beja tiver viabilidade como aeroporto será certamente com aviões muito mais pequenos” ou então “para concentrar toda a Força Aérea portuguesa porque não faz grande sentido ter a Força Aérea espalhada por um país tão pequeno”.

Miguel Sousa Tavares referiu-se ainda a um estudo que apontava como sendo possível fazer chegar passageiros de comboio a Lisboa ou a Albufeira no espaço de uma hora e vinte minutos e questiona: “Mas que comboio? Teria que ser de alta velocidade e quanto dinheiro é que isso custaria?”.

Para rematar, o comentador coloca outra questão: “Quem é que quer aterrar em Beja e demorar uma hora e vinte a chegar a Lisboa?”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório