Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro Negócios Estrangeiros de Portugal e Espanha reúnem-se em Madrid

O chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, reúne-se na terça-feira em Madrid com o seu homólogo espanhol, Joseph Borrel, pela primeira vez de forma oficial desde que o novo Governo socialista espanhol tomou posse no início de junho.

Ministro Negócios Estrangeiros de Portugal e Espanha reúnem-se em Madrid
Notícias ao Minuto

14:17 - 23/07/18 por Lusa

País Santos Silva

De acordo com fontes diplomáticas, irão preparar algumas reuniões em que os dois países vão estar presentes, como a Cimeira sobre interconexões elétricas organizada por Portugal, assim como passar em revista temas da agenda bilateral, europeia e internacional.

O primeiro-ministro português, António Costa, recebe na sexta-feira, em Lisboa, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, o Presidente francês, Macron, e o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para discutirem as interligações energéticas entre os três países.

A resolução dos problemas de ligação elétrica entre a península Ibérica e o resto da Europa, através da França, é considerada uma questão estratégica para Portugal e Espanha, que já têm entre si um mercado único regional de eletricidade em regime de livre concorrência.

Borrell e Santos Silva também irão preparar a habitual cimeira bilateral entre os dois países ibéricos que desta vez cabe à Espanha organizar, até ao fim do ano.

O encontro entre os dois começa às 13:30 (12:30 em Lisboa) e os seus secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Luís Marco Aguiriano (Espanha) e Ana Paula Zacarias (Portugal), respetivamente, também se vão reunir à parte.

Os temas destes encontros também incluem a preparação do 20º aniversário da Convenção de Albufeira (gestão das bacias hidrográficas ibéricas), as Comemorações do 5.º centenário da viagem marítima de circum-navegação por Fernão de Magalhães, e temas da agenda europeia e internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório