Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Figueira de Castelo Rodrigo na Guarda em risco máximo

Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, está hoje em risco máximo de incêndio e cerca de meia centena de concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Figueira de Castelo Rodrigo na Guarda em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:33 - 23/07/18 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o IPMA, cerca de meia centena de concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estão hoje em risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na sexta-feira para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

A previsão, diz a ANPC, é que as condições climatéricas se agravem hoje, em termos de índices de risco de incêndio, no interior norte e centro, em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

A ANPC recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e no interior do Alentejo até meio da manhã, nebulosidade que pode persistir na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e sendo temporariamente moderado a forte de nordeste no interior Norte e Centro até ao início da manhã.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Norte e interior Centro e Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 22 graus (em Viana do Castelo) e os 32 (em Beja).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório