Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal disponibiliza meios para ajudar Suécia a combater incêndios

O Governo português disponibilizou-se hoje para ajudar a Suécia a combater os incêndios florestais naquele país, tendo informado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil dos meios prontos a enviar, anunciou o Ministério da Administração Interna.

Portugal disponibiliza meios para ajudar Suécia a combater incêndios
Notícias ao Minuto

14:29 - 20/07/18 por Lusa

País Proteção Civil

"Portugal tem já prontos a enviar para a Suécia dois aviões médios anfíbios e um módulo de combate a incêndios com capacidade de análise de comportamento de fogo e reconhecimento e avaliação, num total de 31 elementos e quatro veículos", referiu o ministério em comunicado.

Segundo adianta, a ajuda de Portugal será dada através da Autoridade Nacional da Proteção Civil e inclui meios humanos e terrestres.

A Suécia acionou, na quarta-feira passada, o Mecanismo Europeu de Proteção civil para combater os múltiplos incêndios que têm sido registados naquele país do norte da Europa e que já queimaram milhares de hectares, sobretudo nas regiões de Jämtland, Gävleborg e Dalarna.

Os meteorologistas do país lançaram nos últimos dias uma série de avisos devido às temperaturas extremamente elevadas na Suécia, um fenómeno "pouco habitual" na região.

Em Upsalla, a 70 quilómetros a norte de Estocolmo, foram registadas temperaturas recorde, superiores a 33 graus.

O sul da Noruega foi também atingido por um conjunto de fogos florestais, na semana passada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório