Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Dez concelhos com risco muito elevado de incêndio, um em risco máximo

Castro Marim, no distrito de Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio e outros dez concelhos estão a muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dez concelhos com risco muito elevado de incêndio, um em risco máximo
Notícias ao Minuto

07:00 - 17/07/18 por Lusa

País Calor

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro), Tomar (Santarém), Mação (Santarém), Marvão, Nisa, Gavião (Portalegre) e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

O IPMA colocou também 35 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Lisboa, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Centro até meio da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado e com rajadas até 60 km/h no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e a partir da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus celsius (Guarda, Vila Real, Bragança, Braga, Évora e Beja) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro e Viana do Castelo) e os 34 (em Évora).\

Recomendados para si

;
Campo obrigatório