Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Nove concelhos do país em risco muito elevado de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Bragança apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nove concelhos do país em risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

07:50 - 15/07/18 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também 35 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir da tarde no sotavento algarvio e para o final do dia na restante região Sul.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros no litoral oeste a sul do cabo Mondego a partir do início da manhã, estendendo-se às restantes regiões do Norte e Centro, e ao Alto Alentejo, onde serão pouco frequentes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, em especial na região Centro e durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 27 (em Beja).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório