Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco projetos portugueses nomeados para Prémios de Arquitetura

Cinco projetos portugueses estão nomeados para os prémios de arquitetura da plataforma internacional online Architizer A+, que serão atribuídos por um júri e através de uma votação do público até 20 de julho.

Cinco projetos portugueses nomeados para Prémios de Arquitetura
Notícias ao Minuto

12:59 - 13/07/18 por Lusa

País Architizer

No júri dos prémios, que avalia anualmente milhares de projetos de cerca de 100 países de todo o mundo, estão nomes destacados da área da arquitetura, como Denise Scott Brown, Bjarke Ingels ou Tom Kundig.

Entre as centenas de nomeados para o concurso, que reúne 80 categorias para arquitetura e 17 para produtos, surgem cinco projetos portugueses, nomeadamente o projeto do ateliê Tiago do Vale Arquitetos na área da Preservação, com o Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

A Tiago do Vale Arquitetos já venceu este prémio em 2015, com o Chalé das Três Esquinas.

Ainda entre os projetos portugueses, está a Plano Humano Arquitetos, finalista nas categorias de Arquitetura Religiosa e de Arquitetura em Madeira, com a Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Na categoria Habitação Privada, está nomeado o projeto da Casa Carrara, na Praia da Luz, em Lagos, Algarve, do arquiteto Mário Martins.

Na categoria de Hospitalidade e Desporto, está nomeado o projeto de Centro Hípico em Pedras Salgadas, Vila Real, do arquiteto Luís Rebelo de Andrade.

O projeto do ateliê português Openbook Architecture, em Lisboa, para o escritório de advogados Vieira de Almeida, também está nomeado na categoria Escritórios.

Os prémios serão anunciados no dia 30 de julho e entregues numa cerimónia em Nova Iorque.

Promovidos a nível mundial pelo sítio na Internet de divulgação de arquitetura Architizer A+, os prémios são apresentados como "o maior programa de prémios a celebrar a melhor arquitetura e produtos do ano", e que o seu objetivo é criar "um prémio que lembre ao mundo como a arquitetura é importante."

Os vencedores podem ser distinguidos com dois diferentes galardões - o Prémio do Júri e o Prémio Votação Popular - resultantes das escolhas do público e de um júri, composto por nomes da área da arquitetura e do design, alargado a cerca de 400 profissionais.

No ano passado, o projeto português Casa Modesta, no Algarve, da autoria da PAr Plataforma de ARquitetura, foi distinguido na categoria Hotéis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório