Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Detidos seis suspeitos por suspeita de clonagem de cartões de crédito

Seis estrangeiros foram hoje detidos por alegada prática de associação criminosa, contrafação de cartões de crédito/débito e burla e falsidade informática em várias cidades da Área Metropolitana do Porto (AMP), anunciou a Polícia Judiciária (PJ).

Detidos seis suspeitos por suspeita de clonagem de cartões de crédito
Notícias ao Minuto

12:11 - 13/07/18 por Lusa

País PJ

Em comunicado, a PJ refere que os indivíduos, com idades entre os 25 e os 43 anos, foram identificados e detidos em flagrante delito.

"Os suspeitos, pelo menos desde o passado mês de maio, vinham a fabricar e a instalar aparelhos próprios para a manipulação das caixas ATM com o objetivo de efetuar a leitura da banda magnética dos cartões de crédito/débito ali utilizados, bem como efetuavam, através de registo vídeo, a gravação dos códigos dos referidos cartões", escreve a polícia, adiantando que "os dispositivos utilizados eram de grande qualidade não sendo percetíveis para quem utilizava as caixas de Multibanco.

Depois de obter os dados, os mesmos eram clonados em cartões brancos, que "eram posteriormente utilizados pelos suspeitos em proveito próprio, adquirindo bens e serviços", explica a PJ, acrescentando que, apesar de ainda não estar calculado o valor da burla, estima-se que esta tenha atingido "várias dezenas de milhar de euros, lesando quer os titulares dos cartões, quer as entidades bancárias".

No âmbito da operação, que foi realizada pela Diretoria do Norte da PJ após uma investigação que teve início em maio, foi apreendido "diverso material passível de ser utilizado na fabricação de todas as peças necessárias para tais dispositivos", cem cartões brancos, "uns ainda sem clonagem e outros já clonados", material informático para a leitura e clonagem dos cartões e "dezenas de milhares de euros".

Os detidos vão ser hoje presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório