Meteorologia

  • 18 JULHO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

'A união fez a força'. Petição contra comissões bancárias chegou à AR

'Comissões fora' reuniu mais de 20 mil assinaturas de consumidores.

'A união fez a força'. Petição contra comissões bancárias chegou à AR
Notícias ao Minuto

17:10 - 12/07/18 por Melissa Lopes

País DECO

A DECO, associação portuguesa para a defesa do consumidor, entregou esta quinta-feira na Assembleia da República a petição ‘Comissões fora’, que reuniu mais de 20 mil assinaturas de consumidores.

A petição ‘Comissões fora’ foi entregue, esta manhã, na Assembleia da República. No documento, entregue por Tito Rodrigues e Rosário Tereso, é exigida a clarificação dos serviços bancários que podem ser alvo de comissões, refere a associação numa nota enviada às redações.

Em causa estão, concretamente, as comissões da manutenção de conta à ordem e de processamento da prestação do crédito à habitação, que a Deco entende não corresponder a qualquer serviço prestado pelo banco aos seus clientes.

A Deco recorda que, de acordo com a lei, "só é permitida a cobrança de comissões bancárias por serviços efetivamente prestados”, mas que "em nenhum momento é clarificado o conceito de serviço". 

Por essa razão, refere a associação, "cada banco está a fazer a sua livre interpretação da norma e aplica comissões onde quer". 

Reunidas mais de 20 mil assinaturas nesta petição, o tema terá agora de voltar a ser discutido no Parlamento. "Queremos que os deputados definam, de uma vez por todas, que atos podem ser considerados serviços bancários e proíbam as demais comissões", sublinham. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.