Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Mercearias sociais na Madeira já distribuíram 29 toneladas de alimentos

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira, Rita Andrade, afirmou hoje que as duas mercearias sociais criadas na região já distribuíram, nos últimos nove meses, 29 toneladas de alimentos a 100 famílias.

Mercearias sociais na Madeira já distribuíram 29 toneladas de alimentos
Notícias ao Minuto

15:45 - 12/07/18 por Lusa

País Madeira

"No conjunto, e nestes nove meses de funcionamento, já distribuímos no total 29 toneladas de alimentos juntos destas comunidades que chegam a 100 famílias", afirmou no final de uma reunião de balanço do projeto-piloto de criação de Mercearias Sociais gerido pelo Banco Alimentar Contra a Fome (BACF), em parceria com a secretaria regional.

A governante acredita que, até ao final do ano, mais três serão criadas na região.

"O objetivo era, até 2019, ter cinco mercearias sociais a funcionar. Hoje foi o momento de avaliar e, neste momento, até ao final do ano pensamos que haverá condições de duas novas instituições se juntarem e poderem abraçar o projeto das mercearias sociais, designadamente a Presença Feminina e a Casa do Povo de Água de Pena, que é a primeira instituição fora do Funchal", neste caso em Machico, disse.

A secretária regional considerou que este projeto tem sido "positivo dentro das comunidades onde se insere com as duas mercearias, uma no Bairro do Hospital e outra em Santo António", ambas no Funchal.

Rita Andrade revelou que "a mercearia social de Santo António cresceu e evoluiu para uma horta social que contribui com frescos para a própria mercearia, fruto do trabalho da própria comunidade".

A governante disse ainda que "a localização não é exclusiva havendo outras famílias e pessoas de outras zonas próximas que pedem para estar inseridas no âmbito deste projeto".

O objetivo da mercearia social é dar mais dignidade às famílias, libertando-as da pressão social de se dirigir a instituições de apoio, podendo, numa lógica de proximidade (no seu bairro), estar num espaço onde podem selecionar os produtos de acordo com as suas preferências e necessidades e baseia-se num sistema de créditos por família, de acordo com as características do agregado familiar e as necessidades de cada família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório