Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Em Aveiro, os amigos de quatro patas vão ter um parque só para eles

O procedimento de contratação pública para a construção do primeiro de dois parques recreativos para cães na cidade de Aveiro foi hoje publicado em Diário da República.

Em Aveiro, os amigos de quatro patas vão ter um parque só para eles
Notícias ao Minuto

11:32 - 10/07/18 por Lusa

País Diário da República

O objetivo da Câmara de Aveiro é dotar a cidade de espaços vedados onde os donos dos cães os podem deixar em liberdade, para evitar que os larguem nos jardins e parques públicos, perturbando quem deles pretende usufruir. Consulte aqui o diploma publicado, esta terça-feira, em Diário da República.

O primeiro parque a construir ficará localizado frente ao Pavilhão do Galitos, junto à linha do Norte, num espaço atualmente relvado e arborizado.

O valor base da empreitada é de 33.341 euros, com um prazo de execução de 90 dias e consiste na vedação e movimento de terras para colocação de mobiliário para treino canino.

Segundo o presidente da Câmara, Ribau Esteves, os parques caninos são importantes para a gestão dos animais de companhia e correspondem a uma necessidade identificada no Município, sendo que um deles, a localizar entre o Canal de S. Roque e a A25, vai dar corpo a uma sugestão apresentada no âmbito da discussão pública do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA).

"Sabemos que temos um conflito que às vezes não é simples nem simpático, que é o facto de os cidadãos quererem que o seu animal possa ter exercícios de liberdade, soltando-os da trela em jardins públicos, sabendo que isso, mais do que ser proibido por Lei, é perigoso para os outros cidadãos que andam ali a passear", justifica.

O parque canino que vai avançar primeiro fica do lado exterior do Centro de Congressos, junto à linha do Norte, frente ao pavilhão do Galitos, "uma boa zona, de fácil acesso, tendo o projeto sido desenvolvido internamente pelos próprios serviços municipais.

Além da vedação, caixa sanitária, zona de estar para as pessoas que acompanham os animais e iluminação pública, o parque canino terá elementos recreativos com escadas, barreiras de salto, prancha e túnel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório