Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vai de férias? Tenha cuidado com o coração

Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) alerta para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão.

Vai de férias? Tenha cuidado com o coração
Notícias ao Minuto

23:49 - 09/07/18 por Natacha Nunes Costa

País Carreira

A saúde do coração não tira férias’ é o mote da campanha da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) que pretende alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão.

De acordo com o cardiologista João Brum Silveira, presidente da APIC, as “doenças coronárias, como o enfarte agudo do miocárdio, ocorrem durante todo o ano e o verão não é uma exceção”.

Por isso, se vai de férias, o médico recomenda que continue a praticar exercício físico, evite o álcool, não fume e controle a alimentação, optando por não consumir, em excesso, alimentos ricos em açúcar e gordura.

Além das recomendações saudáveis, a campanha explica ainda que deve ligar imediatamente para o 112 se tiver sintomas como a dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade.

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório