Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Governo é que tentou passar a imagem de que queríamos afetar os alunos"

Fenprof garante que os professores nunca colocaram em perigo o acesso ao Ensino Superior com a greve às avaliações, que vai entrar na quarta semana.

"Governo é que tentou passar a imagem de que queríamos afetar os alunos"
Notícias ao Minuto

20:39 - 09/07/18 por Natacha Nunes Costa

País FENPROF

A Fenprof garantiu esta sexta-feira, ao Notícias ao Minuto, que é “normal” que todos os alunos do ensino secundário, que realizaram exames nacionais, tenham recebido as notas, permitindo que o acesso ao ensino superior possa acontecer dentro da normalidade, tal como divulgou o Ministério da Educação, porque o objetivo da greve dos professores nunca foi prejudicar os alunos, mas sim mostrar ao Governo o descontentamento destes profissionais em relação ao congelamento das carreiras docentes.

O Governo é que tentou passar a imagem de que queríamos afetar os alunos”, acusa fonte do sindicato, adiantando que o que os docentes querem é “marcar uma posição” e fazer o Ministério da Educação “cumprir o prometido”.

A mesma fonte explicou ao Notícias ao Minuto que mesmo que o Governo não tivesse decretado os serviços mínimos e as avaliações internas não tivessem sido feitas devido à greve dos professores, os protestos acabam esta semana, dia 13 de julho, a "tempo suficiente" de os alunos receberem as notas e ainda se candidatarem ao Ensino Superior.

Já quanto à reunião da próxima quarta-feira, com o Ministério da Educação, a Fenprof espera que o Governo vá com "outra atitude”, mas como não podem fazer “futurologia” e como a tutela "nunca se pronunciou sobre a proposta dos professores sobre o descongelamento das carreiras” não há esperança numa mudança de posição.

Contudo, para o sindicato "independentemente do que o Governo faça, mais tarde ou mais cedo, vai ter de se resignar e cumprir a lei”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório