Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Máximas vão até 35ºC. Seis distritos em risco extremo de exposição UV

Seis distritos de Portugal continental apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Máximas vão até 35ºC. Seis distritos em risco extremo de exposição UV
Notícias ao Minuto

06:59 - 09/07/18 por Lusa

País IPMA

Em risco extremo estão os distritos Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja, pelo que o IPMA recomenda que nestas regiões se evite o mais possível a exposição ao sol.

O IPMA colocou também em risco muito elevado os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e a ilha das Flores, no grupo ocidental dos Açores.

As ilhas do Faial e Terceira, no grupo Central e São Miguel no grupo oriental dos Açores estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira. Durante a tarde, aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde e de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Évora e Beja) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 26 (em Aveiro e no Porto) e os 35 (em Évora e Beja).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado e vento fraco a moderado de nordeste. No Funchal as temperaturas variam entre os 20 e os 25 graus Celsius.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental (Flores e Corvo) períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento leste bonançoso, enfraquecendo.

Para o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) prevê-se céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento leste fraco a bonançoso.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está previsto céu muito nublado com abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento leste bonançoso a moderado, enfraquecendo.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 25 graus e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 18 e os 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório