Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Naufrágio esta madrugada fez um morto. Outros seis pescadores resgatados

Um naufrágio esta madrugada, entre Leixões e Aveiro, fez um morto. Outros seis pescadores foram resgatados com vida, informou a Marinha em comunicado.

Naufrágio esta madrugada fez um morto. Outros seis pescadores resgatados
Notícias ao Minuto

10:05 - 06/07/18 por Melissa Lopes

País Marinha

De acordo com o comandante Fernando Pereira da Fonseca, o alerta para o naufrágio de uma embarcação de pesca, a 30 milhas da costa entre Leixões e Aveiro, foi recebido pelas 4h30 desta madrugada, tendo um navio mercante do Chipre, que se encontrava nas proximidades, resgatado, cerca de uma hora depois, seis pescadores.

Foi acionado um helicóptero EH-101 da Força Aérea, que resgatou o sétimo pescador que se encontrava já em paragem cardiorrespiratória. Foi de imediato transportado para a base aérea de Ovar, onde o óbito viria a ser confirmado pela equipa do INEM. 

Aquando do resgate, cinco dos tripulantes estariam numa balsa salva-vidas e um sexto na água. A vítima mortal encontrava-se igualmente na água, precisou o comandante.

Os seis pescadores encontram-se ainda a bordo do navio mercante  'Wec Van Gogh', aguardando-se que este se aproxime do porto de Leixões de modo a que os seis resgatados sejam transferidos para uma embarcação da Autoridade Marítima Nacional. De acordo com o que o comandante detalhou em declarações à RTP3, a embarcação  pesqueira 'Draco' afundou “totalmente”.

Os tripulantes, informa ainda a Marinha em comunicado, são oriundos das localidades da Murtosa, Costa Nova, Albergaria e Leixões.

A operação de resgate dos náufragos foi desenvolvida pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento da Marinha, tendo já sido "efetuado aviso à navegação devido ao afundamento da embarcação que ainda poderá constituir um perigo para a navegação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório