Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério inclui intervalo letivo para evitar dispersão de professores

O Ministério da Educação assumiu hoje que os intervalos do 1.º Ciclo entrarão na componente letiva dos professores e inscreveu as reuniões pedagógicas de caráter regular na componente não letiva de estabelecimento, ficando assinaladas no horário dos docentes.

Ministério inclui intervalo letivo para evitar dispersão de professores
Notícias ao Minuto

19:06 - 04/07/18 por Lusa

País Educação

Por outro lado, as escolas são convidadas a apostar na constituição de equipas pedagógicas, "prática já adotada por muitas durante o ano piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular", que, segundo a tutela, "evita a dispersão dos professores por múltiplos conselhos de turma e rentabiliza o seu trabalho, concentrando e reduzindo as suas reuniões".

As medidas constam no Despacho de Organização do Ano Letivo, que estabelece princípios para a distribuição do serviço.

No documento é "clarificada a distinção entre componente letiva e componente não letiva, com uma remissão expMícita para o disposto no Estatuto da Carreira Docente", afirma o ministério, em comunicado.

Mantém-se a atribuição de crédito suplementar para o Desporto Escolar e inscreve-se na componente não letiva de estabelecimento do horário dos professores o apoio a docentes com deficiência visual.

Fica também na componente não letiva de estabelecimento do horário dos professores a participação, "devidamente autorizada", quer em articulação com o centro de formação da associação de escolas, quer por iniciativa do docente, em ações de formação contínua que incidam sobre "conteúdos de natureza científico didática com ligação à matéria curricular lecionada".

O Ministério diz ainda que é introduzida uma maior flexibilidade na distribuição das horas para fins de gestão "administrativos ou pedagógicos", podendo horas remanescentes de cargos diretivos ser afetas ao horário dos professores para o desempenho de funções pedagógicas e "permitindo-se uma gestão global das horas de coordenação de estabelecimento".

A componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento deve ser atribuída a um professor do conselho de turma, "evitando-se o aumento de turmas por professor", sublinha o ministério.

"Reforça-se o crédito horário das escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), introduzindo-se transparência na atribuição de horas de trabalho a estas escolas e exercendo-se discriminação positiva para estes contextos socioeconomicamente mais desfavorecidos", lê-se na nota divulgada pelo Ministério.

A tutela frisa ainda que se estende a atribuição de crédito horário às escolas que ministram ensino profissional e ensino artístico especializado, "eliminando-se uma discriminação negativa" destes estabelecimentos.

"Dá-se às escolas a liberdade de, quando recorrem à contratação para crédito horário, poderem optar entre a contratação de docentes ou técnicos (psicólogos, mediadores, etc.)", de acordo com o documento.

No horário de trabalho do docente é obrigatoriamente registada a totalidade das horas correspondentes à duração da respetiva prestação semanal de trabalho, com exceção da componente não letiva destinada a trabalho individual e da participação em reuniões de natureza pedagógica, "convocadas nos termos legais", que decorram de necessidades ocasionais.

Determina-se a atribuição de quatro horas de trabalho por semana aos diretores de turma, distribuídas entre a componente letiva e não letiva, podendo os Conselhos Pedagógicos encontrar outras formas de organização "em função dos perfis das turmas".

As coadjuvações são inscritas na componente letiva, através do crédito horário e "reforçam-se os instrumentos de fiscalização do incumprimento" na constituição dos horários dos professores.

O Ministério alega que estas e outras medidas já anunciadas estão a ser conduzidas no sentido de melhorar as condições de trabalho dos professores, numa altura em que as negociações com os sindicatos estão prestes a ser retomadas, com o foco na contabilização do tempo de serviço, no âmbito do descongelamento da carreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório