Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Todas as primeiras habitações afetadas por fogos de junho já com obras

Todas as casas de primeira habitação afetadas pelos fogos de junho de 2017 e 2/3 referentes aos incêndios de outubro do ano passado já foram sujeitas ou estão em obras, no âmbito das "grandes empreitadas" lançadas pela CCDR Centro.

Todas as primeiras habitações afetadas por fogos de junho já com obras
Notícias ao Minuto

17:39 - 04/07/18 por Lusa

País Governo

A informação foi hoje dada pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em comissão parlamentar, tendo precisado que, das 1.480 primeiras habitações afetadas, "neste momento estão em obra, fase de obra ou concluídas 1.126 habitações, o que corresponde a 100% das habitações dos incêndios de junho e a mais de 2/3 das habitações afetadas pelos incêndios de outubro".

Segundo Pedro Marques, das restantes habitações, "um número razoável" são de empreitadas que a CCDR Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) deverá "lançar brevemente".

"Uma boa parte delas (habitações) corresponde a processos de demonstração de que a habitação é mesmo de propriedade própria, de primeira habitação, ou da responsabilidade dos particulares", que preferiam assumir os trabalhos e são depois reembolsados, acrescentou o governante.

Em 17 de junho de 2017, as chamas que deflagraram no município de Pedrógão Grande, no interior do distrito de Leiria, e que alastraram a concelhos vizinhos, fizeram 66 mortos e 253 feridos, atingiram cerca de meio milhar de casas e quase 50 empresas, e devastaram 53 mil hectares de território, 20 mil hectares dos quais de floresta.

Cinquenta pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas na sequência dos incêndios de outubro de 2017 na região Centro, que também destruíram total ou parcialmente cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório