Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Lidl retira produtos de plástico das lojas em prol do ambiente

Iniciativa da cadeia de supermercados alemã é divulgada esta quarta-feira, um dia depois de se assinalar o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.

Lidl retira produtos de plástico das lojas em prol do ambiente
Notícias ao Minuto

09:46 - 04/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Notícias

O Lidl já havia anunciado a sua intenção de reduzir em 20% a utilização de plástico nas suas lojas até 2025. Nesta senda, a cadeia de supermercados alemã já colocou em prática algumas medidas que visam atingir esse objetivo.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Lidl faz saber que irá “descontinuar do seu sortido os artigos de plástico descartável, tais como copos e pratos descartáveis nas suas mais de 250 lojas em Portugal, já a partir de agosto”.

Tal não significa que os produtos vão deixar de ser comercializados, alerta a empresa. O que significa é que serão substituídos por “produtos em material alternativo e reciclável, nos quais a empresa está atualmente a trabalhar em conjunto com os seus fornecedores”.

Esta é a primeira fase da estratégia ambiental. A segunda irá focar-se na "substituição de palhinhas e talheres nos seus produtos de conveniência e bebidas”.

“Procuramos seguir uma abordagem clara quanto à nossa estratégia relativa aos plásticos, isto é: Evitar – Reduzir – Reciclar. Com o descontinuar da venda de artigos em plástico descartável evitamos a utilização deste material e contribuímos, assim, para uma melhoria do nosso balanço em matéria de plásticos”, afirma Bruno Pereira, Administrador de compras do Lidl Portugal.

Quanto aos produtos de plástico descartável já existentes, o supermercado explica que assim que estes forem vendidos deixarão de existir. Para já, é necessário “escoar” o stock das lojas.

O Lidl revela ainda que outras medidas já foram implementadas, tais como reduções nas embalagens das cápsulas de café (que permitem uma poupança de 74 milhões de toneladas de plástico) e dos frutos secos, tendo vindo a ser “disponibilizados artigos não embalados ou a granel na secção de Frutas e Legumes, Padaria e Frutos Secos”. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório